segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A situação das prisões no Brasil

Bom, vou começar tentando explicar o que é uma prisão. É um lugar onde sua liberdade, seus movimentos e seu acesso a basicamente tudo é restrito, em geral como uma punição por ter cometido um crime.

As pessoas vêm e esperam da prisão uma forma de justiça. É fazer com que a pessoa pague pelo crime que cometeu, pela vida que tirou ou até mesmo pela frieza que agiu. Mas aí quando eles vão presos, as coisas parecem que pioram.
Muitos presos saem das prisões piores do que entraram, muitos acabam sendo obrigados a se envolver com pessoas erradas para sobreviver lá dentro e o pior: muitas vezes os próprios policiais que trabalham lá dentro é que são culpados disso.

Imagine você, se as prisões fossem usadas para reabilitar os criminosos e prepará-los para uma nova vida com mais educação, respeito, chances de conseguir emprego e tudo que uma pessoa tem direito. Seria ótimo. Pena que isso existe só na teoria...

Assisti a uma reportagem na Globo nesse domingo sobre o caos nas delegacias do Brasil e me fez lembrar o post que eu fiz sobre as coisas que poderiam mudar nas prisões do Brasil. Engraçado que eu fiz aquele post sem nem imaginar que a situação já estava nesse ponto.

Presos foram vistos em jaulas, como se fosse um zoológico mesmo. A “jaula” não possuía banheiro, cama e o pior: teto. Os presos são obrigados a ficar na chuva e no sol sem nada para se protegerem. Pior que isso é ver que nada nem ninguém parece se importar. No local não havia policiais e mais parecia estar abandonado. E não foi o único local encontrado pelos jornalistas da Globo, na verdade a equipe do Fantástico mostrou vários lugares do Brasil que está nessa situação.

Como esperar que as pessoas melhorem depois de presas se tratarem elas assim? Eu posso estar enganada, mas ainda acredito que a melhor forma de recuperar esses presos, é dando importância a eles. É mostrar o que eles fizeram de errado e ensinar como agir de forma certa, trabalhando, estudando e aprendendo. É dar o direito a DIGNIDADE.


As prisões nos EUA mostram como isso é feito. Elas são compostas de três níveis básicos de segurança: máxima, média e mínima. A grande maioria dos trabalhos domésticos na prisão, como lavagem de roupas, manutenção, limpeza, cozinhar e cuidar do jardim, é feita pelos presidiários por apenas 10 centavos a hora. A superlotação faz com que muitas celas sejam obrigadas a manter dois presidiários em cada cela.

Enquanto no Brasil, há prisões com mais de 30 detentos em cada cela.

A parte principal é que todos os dias são feitas várias contagens para garantir que não haja fuga. Se o preso estiver no local errado ou não comparecer a contagem, ele irá enfrentar uma ação disciplinar.

E pra mim o mais importante: a famosa “saidinha”. Em países desenvolvidos não existe isso, pelo menos não do jeito que acontece no Brasil. Já foi comprovado que em todas as saidinhas, apenas 50% dos detentos liberados é que voltam para as prisões. Sem contar o fato de como a violência aumenta nesses períodos em que os presos estão “livres”.

Difícil citar todas as diferenças entre as prisões do Brasil e de países desenvolvidos. Mas uma coisa eu consegui perceber: a grande diferença está baseada na ORGANIZAÇÃO e na EDUCAÇÃO.

Quando o lugar possui pessoas qualificadas para trabalhar e os responsáveis (nesse caso, o governo) oferece condições de trabalho, é muito mais fácil manter a organização. Quando se tem organização, o resultado é muito mais eficiente.

E tudo começa com a educação. As escolas estaduais possuem um ensino precário. As universidades estaduais acabam oferecendo oportunidades a quem não precisa. Afinal, como conseguir passar em uma universidade estadual se estudou a vida inteira em uma escola com um ensino fraco?
Os problemas do Brasil são muitos e eu ficaria muito tempo aqui falando sobre cada um deles. Mas acho que o problema principal é que o povo brasileiro não faz nada para mudar isso. Muitas reclamações, poucas ações... e é assim que continuam os problemas de nosso país.

2 comentários:

Anônimo disse...

Love Green Smoke cigarеttes. It's one of the exceptional brands in the marketplace and one that I enjoy utilizing.

My website green smoke coupon

Anônimo disse...

It's genuinely very difficult in this busy life to listen news on TV, therefore I just use web for that reason, and obtain the latest information.

Also visit my web site: forum.umag2.com